quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sinais externos...

Existem por ae varios personagens interessantes... Observo bem de perto , aqueles que frequentam assiduamente grupos de mutua ajuda, igrejas , centros espíritas, sinagogas, templos, enfim, cultuam diante dos olhos daqueles que os cercam, uma vida de quase santidade... Essas pessoas normalmente estão a tentar convencer aos outros que encontraram a Verdade, o real caminho para a evolução. Elas realmente acreditam nisso, eu sei, por que conheço bem de perto algumas delas... São pessoas maravilhosas....Creio que algumas poucas entre essas realmente estão coerentes com aquilo que falam e acreditam, porém, outras tantas são apenas papagaios repetidores. Agem como se fossem, mas não o são de fato. Não faço distinção entre os que professam esse ou aquele caminho para a evolução, repudio apenas a fala dos que sem conteúdo algum, numa condição prímaria, julgam-se exclusivos enquanto que o resto dos mortais seriam apenas bastardos espirituais.
Uma dessas pessoa certa vez chegou perto de mim e me disse toda carinhosa:_Jesus te ama  meu amigo! Olhei-a bem dentro dos olhos, e lhe disse com todo o carinho : _Eu sei bem disso minha amiga, e sei que apesar de tudo ele também ama voce.... 
O mais incrivel disso, foi ver o espanto nos olhos daquela pessoa, parecia uma ousadia de minha parte falar que Jesus a amava também. Notóriamente o amor delegado a ela seria diferente do amor que ela dizia ter o Cristo por mim. Penso que ela confundiu a palavra amor e melhor seria me dizer:"_ Jesus tem pena de voce meu amigo, porque voce ainda não acredita nele como eu acredito".
Nos grupos de mutua ajuda existe algo bem parecido, uma discriminação implicita por parte dos "Senhores 12 Passos".  É abominável ouvir após a partilha de um novo membro , algum mais velho lhe dizer: _"Continue voltando companheiro, funciona!"  Nesse contexto, essa e tantas outras frases feitas soam como deboche, discriminação e mais perigosamente, pura soberba por parte daquele que as verbalizam...
Acredito que Deus ame a todos de forma igual, porque acredito no amor que Ele tem por mim, o quanto atura minhas oscilações emocionais, da mesma forma  que acredito que se eu continuar voltando aos grupos  a vida certamente será melhor, pois isso me tem acontecido a quase 20 anos.
Sinais externos de evolução não me convencem e ao contrário costumam me causar calafrios...Existe porém sinais que o coração, a alma, ou em algum lugar especial dentro de mim , eu sou capaz de perceber, dessa forma sim me permito ser tocado.
A muito tempo atrás, uns poucos seguiram realmente os passos de um Ser magnânimo, enquanto os outros eram chamados por ele de Sepulcros Caiados...Estes últimos ainda estão por ae, mostrando belos sinais externos de grandesa espiritual. Os outros, seguem anonimamente, pois aprenderam a confiar na grandeza d'Aquele que jamais precisou de porta voz, quando ele quiz, veio e recrutou pessoalmente seu apostolado, não abriu concurso, não exigiu posição social adequada, ao contrário, fez questão de estar sempre entre os rejeitados sociais.
O assunto não é mais que uma oportunidade de traçar um paralelo com o que realmente me interessa aqui. A reabilitação genuina de um Dependente Químico, se faz com uma profunda reforma moral, a qual, ninguém a volta dele poderá mensurar, a não ser ele próprio e Deus, esse sim pode olhar dentro de cada um, os outros apenas estão na platéia assistindo e julgando o que seus sentidos da carne tão imprecisos podem perceber.

Olhos na Madrugada...01

...."O cara já foi buscar a coisa tem mais de uma hora, e é uma hora da manha...Eu devia ter ido junto...Agora to na mão deles, to achando que levei uma volta....O bar vai fechar porra!!! Agora são eles, o carro é o mesmo, minha vista ta embaçada, chuva filha da puta, mas melhor assim, ao menos a policia não aparece. Desliga essa porra desse farol pra eu enxergar quem esta dentro do carro...Não são eles, é...(fungada) não desce mais nada, o coração disparou, tenho que dar um teco....o bar, ainda da pra tomar mais uma dose..Só sobrou uma micharia no bolso, mas tem aquele cara ali estranho, deve ser cana, ta só me filmando...Outro farol, agora são eles...Nada, me fodi , vou matar esses caras... quatro horas da manha, ta ficando vazio por aqui, essa chuva também atrazou tudo...Um gole, tenho que tomar uma birita pra passar essa fissura, foda-se o cana, vou lá tomar a última. Bar fechado, vou pra outro, lá ta aberto...deve ter alguém por lá ainda. Estão me seguindo, vou por as chaves de casa entre os dedos, tipo soco ingles, se esse mane chegar perto eu furo os olhos dele com as chaves.. O bar, ainda ta aberto, e tem gente por lá. Uma dose, da pra tomar uma ainda.... tenho que arrumar uma grana, mas dessa vez eu vou buscar....A janela daquele carro ta aberta, no mole, uma caranga dessas na boca vale uma grana pra eu cheirar uns tres dias seguidos...Alarmes, sirenes, gritaria, Pega, pega, ladrão......coração disparado, piso no acelerador a toda, o chao molhado da chuva me traiu. Maldita chuva! Um baque , vidros quebrados, minhas pernas ....não as sinto, ta tudo escuro , onde estou?  Silencio...medo....Onde estou????.....
Alberto.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Coitadinho de Mim....

Ser humano...Ser interessante!!  Numa viagem ao passado, através de recordações, lembro da figura de um jovem rapazinho de seus 10 anos de idade. Nessa época passava uma novela em uma emissora de televisão famosa, onde o foco era numa personagem que portadora de uma doença, repentinamente perdia a visão de forma temporária. Nosso amiguinho de alguma forma induzido a assistir a tal novela junto aos familiares, presensiava também os comentarios sobre o quadro em questão. Aquela pobre mulher(atriz/personagem) sofria tanto...e como todos se sentavam naquela sala para assistir no dia seguinte, ansiosamente o próximo capitulo, e lá estava novamente a pobre moça sofrendo de sua cegueira temporaria.
Nosso amiguinho estava de volta as aulas, suas férias não foram lá muito movimentadas, vivia entre seus brinquedos e o que mais a familia lhe proporcionasse como um lazer.(inclusive novelas).
Hora do recreio. Todos os amiguinhos brincando, conversando sobre as novidades que as férias lhes trouxeram, e nosso amiguinho, somente ouvindo, pois não tinha novidades, havia ali talvez até um pouco de inveja por não ter ido a Disney ou sido presenteado com o autorama tão cobiçado na época. Naquele instante, num impulso tão inesperado até para ele mesmo, diante de um amiguinho, fingiu não estar enxergando, e teatralizando, tateava ao seu redor tal qual um cego o faz para não atropelar nada nem ninguém. Aquele momento causou espanto nos amiguinhos do recreio, os quais foram correndo para a professora e contaram o que estava se passando com nosso jovenzinho. _E agora? Pensou nosso amigo. Ele não esperava que a coisa tomasse tal proporção, não queria que a professora soubesse, pois como iria agora desmentir seu teatro? Para piorar a coisa, de volta do recreio, a professora o chamou diante da turma e o indagou sobre o ocorrido dizendo que  teria que falar com seus responsáveis sobre a situação. Nosso amiguinho sem outra alternativa em mente, alegou passar por aquilo a tempos e nunca quiz alarmar a familia para não preocupa-los, pois eram , seus familiares, pessoas ocupadissimas. Nessa hora então toda uma história de vida foi programada, pois a professora , sensibilizada com tal nobreza de caráter por parte de nosso personagem, o elogiou  diante da turma  de forma exultante.
Nosso jovem amiguinho, aos seus 10 aninhos de idade, aprendeu que ser doentinho era um otimo negócio, além de prestarem atenção nele, até elogios ele recebia....
OBS: Essa é um historia real.
Alberto.

Dizem que...

Dizem por ae que gato não toma banho tal qual o fazemos com os nossos cães de estimação ou conosco, eles se lambem para o asseio pessoal., Pois bem! Acreditando nesse paradigma, vivia uma jovem atormentada com o mal cheiro que imperava em sua residencia. Sua gatinha "Mingau", linda, charmosa, porém muito fedida. Mingau já não se apresentava mais com o vigor da juventude e obesa, já não mais fazia seu asseio de forma adequada. Seu pelo havia perdido o brilho, caspas atacavam-lhe o couro por baixo da pelagem vasta e oleosa, enfim , Mingau tinha que tomar um bom banho. Mas como seria isso, pensava a jovem desalentada, todas as vezes que havia tentado banhar  a gata, Mingau lhe arranhava, esperniava, era um caos completo que por fim a fazia desistir. Agora porém chegava a um limite, era o fundo de poço, algo precisava ser feito. Encontrando determinação sabe-se lá onde, a jovem corajosamente, porém com uma delicadeza que so quem ama de verdade é capaz de ter, colocou Mingau no colo, e conversando bem baixinho no ouvidinho da gata, foi se dirigindo ao lugar já estabelecido para o banho. Seria no quintal, no tanque, havia espaço e conforto suficiente para o banho programado. Ao final, a determinação , aliada ao amor que a jovem tinha pela gatinha Mingau, foram determinantes na execução da tarefa, a qual parecia ser árdua mas não o foi, o banho transcorreu naturalmente e Mingau pareceu apreciar muito.      
Mingau estava linda, pelo vistoso e notóriamente agradecida, e obviamente perfumada, pois o shampoo comprado com todo o carinho era realmente espetacular, muito cheiroso.
Inicialmente parecia absurdo contráriar a natureza felina de Mingau, seria até um ato de maldade forçar o banho tão problematico, tudo conspirava para que a situação continuasse da mesma forma desagradável. Nossa jovem porém teve a coragem e determinação para contrariar o que lhe parecia uma lei incontestável.
È... e dizem por ae que pau que nasce torto acaba torto...
Alberto

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Saudações....

Um ano de 2011 cheio de renovações. Metas serão atingidas por aqueles que se dedicarem de fato a irem de encontro a seus objetivos. Abrir mão do velho para que o novo assuma, é uma matemática inquestionável.  Sabe daquele sapatinho bem velhinho que cai confortavelmente no pezinho, não cria bolha, não machuca o calo, enfim, é pau pra toda obra? Pois é.... JOGA ELE FORA!!!!!! Acomodados a um velho estilo de vida, muitos sofrem até o derradeiro fim acreditando que são vitimas de algum " Karma, Debitos de vidas passadas, Destino, ou até mesmo a vontade de Deus." Assumamos a responsabilidade de tirar o velho e íntimo sapatinho do pé e corajosamente suportemos a dor da adaptação, bolhas, calo machucado, desconforto, porém no final ele estará, o sapato novo, perfeitamente adaptado ao seu pé, lhe trazendo novas experiencias. No mínimo alguém irá te dizer : _Bonito seu sapato novo heim....!!!
Beijo no coração.
Alberto.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Canais de Ajuda Eficazes...

Antes de mais nada, deixo claro aqui que não tenho a pretenção de me auto intitular como exclusivo detentor da solução para os problemas da vida de ninguém. Quanto a Depêndencia Química, os grupos de Alcoólicos Anonimos e Narcoticos Anônimos,são uma solução pratica, "gratuita" e altamente eficaz,  assim como tantos outros grupos de Mútua -Ajuda os quais se referem a problematicas diversas, (comedores compulsivos, dependentes de amor e sexo, grupo para familiares co-dependentes, emocionais anonimos, enfim, toda uma gama  de condições que por fim tem levado um numero exageradamente enorme de seres humanos a ruina, fisica, mental e espiritual.
Quanto aos centros de tratamento em regime de internação, infelismente, a carência de tais instituições em nosso pais é alarmante. Temos "depósitos" que se auto-denominam centro de recuperação, porém, nada mais é feito nesses lugares senão tirar dinheiro de familias desesperadas sob a ideia suposta que longos periodos de reclusão darão fim a ameaça da Depêndencia Qumica.
Infelismente, alguns muitos casos, necessitam de uma intervenção levando o indivíduo a uma internação em regime fechado a revelia, para isso então essas instituições servem bem. Sugiro aqui porém que imponham a tais instituições seus médicos e terapeutas de confiança,  caso contrário encontrem uma unidade terapeutica que permita tal  reinvidicação.
O termo "institucionalizado" me vem a mente quando lembro de valiosos seres humanos que estão incapacitados de estarem em sociedade por se acostumarem as constantes internações em "clinicas de tratamento".  A clinica em questão se torna mais uma opção de fuga, tal qual a droga o é para o individuo.
Certamente vocês encontrarão alguns que foram bem sucedidos com tais providências, porém o numero é infinitamente pequeno se comparado ao daqueles que não conseguem se reabilitar mesmo após duzias de internações, voluntárias e/ou a revelia. Sou favorável a uma avaliação prévia de cada caso que me chega no consultório, observando a peculiaridade de cada um. Os chamados "Pacotes McDonald", são os que impõe uma formula basica salvadora , sem ao menos respeitar a individualidade do ser humano que esta diante daquele que a impõe, dessa forma novamente apenas um numero reduzido de depêndentes químicos é beneficiado e tantos outros( a maioria) ficam de fora, e cada vez mais frustrados e sem esperança.
Se precisa de ajuda de verdade para você ou algum familiar, ou até mesmo um conhecido, respire fundo, saia do desespero, e entre em contato antes de tomar qualquer atitude precipitada. Lembrem-se que o estado de ansiedade e a necessidade emergencial de se fazer algo pode cega-lo e desorienta-lo tornando-o presa fácil não so da doença da depêndencia química, mas também de pessoas despreparadas (bem intencionas até), ou dos "outros".
Alberto.

Mentes Despertas!

O nome sugestivo diz boa parte daquilo a que me proponho neste blog. Atuando como conselheiro em depêndencia química a mais de 15 anos no Rio de Janeiro, através desse trabalho tenho visto mentes despertarem para uma outra realidade a qual jamais esperavam quando no início do processo de tratatamento. Seres valorosos, sensíveis, extremamente inteligentes, fazem parte hoje de uma classe de cidadãos os quais anonimamente, realizam prodígios dentro de nosssa sociedade. Se voce chegou ate aqui, certamente pretende , ou ao menos pensa na possibilidade de ser algo a mais nessa vida corrida e tão competitiva. Essa tem sido uma das alegações para porres e noitadas regadas a todo o tipo de entorpecentes e insanidades que possam imaginar, a vida stressante. O resultado final disso são perdas significativas em todas, senão quase todas as áreas da sua vida. caso voce esteja cançado de inutilmente culpar fatores externos pelos seus dissabores e decida assumir de fato a responsabilidade por sua própria vida, então seja bem vindo. Caminhemos, o melhor nos espera.
Alberto.