segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Canais de Ajuda Eficazes...

Antes de mais nada, deixo claro aqui que não tenho a pretenção de me auto intitular como exclusivo detentor da solução para os problemas da vida de ninguém. Quanto a Depêndencia Química, os grupos de Alcoólicos Anonimos e Narcoticos Anônimos,são uma solução pratica, "gratuita" e altamente eficaz,  assim como tantos outros grupos de Mútua -Ajuda os quais se referem a problematicas diversas, (comedores compulsivos, dependentes de amor e sexo, grupo para familiares co-dependentes, emocionais anonimos, enfim, toda uma gama  de condições que por fim tem levado um numero exageradamente enorme de seres humanos a ruina, fisica, mental e espiritual.
Quanto aos centros de tratamento em regime de internação, infelismente, a carência de tais instituições em nosso pais é alarmante. Temos "depósitos" que se auto-denominam centro de recuperação, porém, nada mais é feito nesses lugares senão tirar dinheiro de familias desesperadas sob a ideia suposta que longos periodos de reclusão darão fim a ameaça da Depêndencia Qumica.
Infelismente, alguns muitos casos, necessitam de uma intervenção levando o indivíduo a uma internação em regime fechado a revelia, para isso então essas instituições servem bem. Sugiro aqui porém que imponham a tais instituições seus médicos e terapeutas de confiança,  caso contrário encontrem uma unidade terapeutica que permita tal  reinvidicação.
O termo "institucionalizado" me vem a mente quando lembro de valiosos seres humanos que estão incapacitados de estarem em sociedade por se acostumarem as constantes internações em "clinicas de tratamento".  A clinica em questão se torna mais uma opção de fuga, tal qual a droga o é para o individuo.
Certamente vocês encontrarão alguns que foram bem sucedidos com tais providências, porém o numero é infinitamente pequeno se comparado ao daqueles que não conseguem se reabilitar mesmo após duzias de internações, voluntárias e/ou a revelia. Sou favorável a uma avaliação prévia de cada caso que me chega no consultório, observando a peculiaridade de cada um. Os chamados "Pacotes McDonald", são os que impõe uma formula basica salvadora , sem ao menos respeitar a individualidade do ser humano que esta diante daquele que a impõe, dessa forma novamente apenas um numero reduzido de depêndentes químicos é beneficiado e tantos outros( a maioria) ficam de fora, e cada vez mais frustrados e sem esperança.
Se precisa de ajuda de verdade para você ou algum familiar, ou até mesmo um conhecido, respire fundo, saia do desespero, e entre em contato antes de tomar qualquer atitude precipitada. Lembrem-se que o estado de ansiedade e a necessidade emergencial de se fazer algo pode cega-lo e desorienta-lo tornando-o presa fácil não so da doença da depêndencia química, mas também de pessoas despreparadas (bem intencionas até), ou dos "outros".
Alberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário